Breve resumo do post:
- Captadores: Diferentes tipos de captadores, seus sons e para que estilo são mais recomendados.
- Shapes de guitarra: O visual da guitarra, o desenho dela. E seus beneficios para o som.
Captadores.
O captador de guitarra tem função de transformar as ondas mecânicas produzidas (o som), produzidas por cordas, em ondas eléctricas. Existe uma grande quantidade de tipos e qualidades de captadores no mercado, eles são habitualmente classificados levando em conta suas características técnicas: Quanto à alimentação, dividem-se em captadores ativos (precisam de energia) e captadores passivos (não precisa de energia); quanto ao número de bobinas, dividem-se em captadores simples (single-coils, 1 bobina), captadores duplos (humbuckings, 2 bobinas) ou quádruplos (quad-rail, 4 bobinas); podem ser divididos ainda, quanto ao material magnético, em captadores cerâmicos e captadores de alnico (ligas de ferro que contém ALuminio, NIquel e CObalto alem de outros metais).
A esquerda, captadores single-coil, no centro, captadores humbuckers, e na direita, captadores quad-rail.
A esquerda, captador cerâmico, a direita, captador alnico.
A esquerda, captadores passivos e a direita, captadores ativos.
Os captadores single-coil, tem menos ganho que o humbucker que tem menos que o quad rail, um quad rail tem a potencia de 2 humbuckers juntos, ou seja, se você tiver 2 quad rail, eles vão ser o mesmo que 4 humbuckers ou 8 singles coil. Quase todos guitarrista de heavy metal, utiliza guitarrista com 2 humbuckers (4 singles) ou 2 humbuckers e 1 single (5 singles), e ja fica pesado, imagina então com 4 humbuckers (8 singles). E quanto mais pesado você querer o timbre da sua guitarra, pega um mais potente.
Os captadores ceramicos são os mais utilizados em guitarras de baixo custo. É o captador mais barato de todos, e apresentam mais ganho que os de alnico, indica mais para heavy metal, e ja os de alnico, são os mais caros tambem, são mais vintage (mais "clássico"), sem muito ganho .
Os captadores passivos, são os mais utilizados em guitarras de baixo custo. Tem menos ganho que o ativo. E ja os ativos, são os mais utlizados por guitarristas experientes, devido que ele possui mais ganho, ele possui um "mini-amplificador" imbutido nele, por isso, não precisa usar tanto o volume do amplificador, o problema é que eles precisam de uma bateria de 9v para alimentação (fica tranquilo que essa bateria dura bastante, se você tiver cuidado, dura uns 6 meses).
Existem tambem os captadores hot rails, que são captadores humbuckers na forma de single-coil.
Captador Hot rails. |
Shapes de guitarra.
O formato do corpo da guitarra é denominado shape e é o que mais chama a atenção das pessoas que veem uma guitarra pela primeira vez, e o formato dela não influencia apenas a aparencia e tambem, o som. Obs: A lista abaixo é apenas em geral, podendo variar de uma guitarra para outra, e sem contar fatores externos como pedais, amplificadores, captadores, madeiras...
Guitarra stratocaster: Talvez o mais utilizado modelo de guitarra. É uma guitarra mediana, seu som não é muito pesado mas tambem não é muito agudo. Isso a torna uma guitarra muito versátil, por isso é utilizada em quase todos os estilos.
Guitarra Les Paul: Um dos modelos mais famosos. É uma guitarra com timbres mais graves, e não mais agudos como todos pensam, utiliza humbuckers na maioria das vezes, por isso é bastante utilizadas para heavy metal. Tem uma tocabilidade diferente dos outros shapes.
Guitarra Telecaster: Tem um som próprio, muito indicada para country e guitarristas mais experientes. Tem uma distorção semelhante a de outras guitarras, mas seu clean é diferente das outras guitarras.
Guitarras SG, Fly V e explorer: Muito parecido esses três modelos, não em termo de construção. As guitarras Fly V é uma guitarra que varios guitarristas de heavy metal sonham ter, seu shape é diferente e meio discreto. As SG é bastante utilizada pelo Angus Young, AC/DC. E as explorer é bastante utilizada pelo James Hetfield, Metallica. São guitarras que tendem a ter um som mais grave, porém não é tão grave quanto as Les Pauls, são guitarras médias para grave.
Guitarras super stratos: Muito utilizada por profissionais, ela não tem um timbre caracteristico, consegue tirar bons graves e bons agudos. É uma boa guitarra para quem toca com mais velocidade e com bastante tecnicas. Em geral, possuem uma alavanca chamada de floyd rose, por isso não é recomendada para iniciantes. A ibanez produz bastante esses modelos.
A esquerda, Stratocaster, no centro, telecaster, na direita, les paul.
A esquerda, SG, no centro, Explorer, A direita, Fly V.
A esquerda, super strato, a direita, lista de shapes de guitarras.
Continua... Guitarra parte 1 - Guitarra parte 3
Flw
Gustavo Tomin Zavadski
Nenhum comentário:
Postar um comentário