sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Historia do piano

Fala ae galera!

Dessa vez vou falar sobre o piano.

Onde surgiu, como surgiu, como é feito, como produz o som, os tipos de pianosm preços... tudo isso aqui




O piano.

O piano é um instrumento musical de cordas. O som é produzido por uma peça de madeira e cobertas por um material, que geralmente é o feltro, e são chamados de martelos que são ativados por um teclado. Esses martelos tocam nas cordas esticadas fazendo elas vibrarem e produzindo os sons.


O piano foi inventado em 1711 na Itália, por Bartolomeo Cristofori. Do primeiro piano aos mais recentes, não se alterou muita coisa em relação ao som, mas em relação aos materiais e formatos, altero bastante coisa.






Embora seja caro um piano e de dificil transporte, é muito versátil, por isso que ganhou fama no mundo todo. É bastante utilizado no jazz. Ele chegou ao Brasil, com a familia real portuguesa.

Os atuais pianos apresentam 88 teclas, 7 oitavas e mais uma terça menor (lá0 (27,5 Hz) ao dó8 (4186 Hz)). Sendo as teclas brancas responsaveis pelas notas naturais e as teclas pretas pelas notas sustenidas/bemois.   

 
Apresentam 2 ou 3 pedais: sendo o da direita responsável por deixarem as cordas vibrarem livremente, permitindo uma sensação de prolongamento do som. O pedal central (sostenuto) é responsável por fazer vibrar livremente apenas a(s) nota(s) cujas teclas estão acionadas no momento do acionamento do pedal, e as notas tocadas depois do acionamento do pedal, pararão de soar assim que soltar a tecla da nota. O pedal esquerdo (una corda), no piano de cauda, serve para mudar de posição os martelos, assim, um martelo que antes atingia 3 cordas depois passa a atingir 2 cordas, nos primeiros teclados, ela atingia apenas uma corda, por isso o nome una corda. Em muitos pianos verticais, nos quais o pedal central de sostenuto foi abolido, há no lugar do pedal central um mecanismo de surdina, que serve apenas para abafar o som do instrumento.


Atualmente, existem 2 versões de pianos: o piano de cauda e o piano vertical.

O piano de cauda.

O piano de cauda tem as cordas colocadas horizontalmente. Por isso é preciso de um grande espaço ( ele é comprido, formando tipo uma cauda, por esse o nome de piano de cauda) e uma grande altura em relação do chão ao teto por que ele fica com uma tampa aberta. O tamanho pode variar entre 2m a 3m de comprimento e tendo em média 620kg. 


 O piano vertical.



 O piano vertical tem a formação vertical e as cordas na posição vertical. E a força da gravidade não beneficia o piano vertical. A armação é feita de metal ou madeira.



Som:


   Preço médio: Como ja falei acima, os pianos são caros, o piano vertical custa a partir de R$3.000,00 e o piano de cauda a partir de R$20.000,00 .

Historia do teclado
Fiquem de olho no blog para mais informações.
Flw

Gustavo Tomin Zavadski

Nenhum comentário:

Postar um comentário