O violino.
O violino é um instrumento musical de cordas. É o menor e mais agudo instrumento de corda. O contra-baixo, ao contrário de que muitos pensam, é considerado um primo afastado do violino e não evoluiu dele.
O violino possui quatro cordas, com afinação da mais aguda à mais grave: Mi5, Lá4, Ré4 e Sol3.A extensão do violino é do Sol2 (mais grave e a última corda solta), ao Sol6 (3 notas antes da mais aguda que se pode ouvir). O timbre do violino é agudo, brilhante e estridente, mas dependendo do encordamento utilizado, podem-se produzir timbres mais aveludados. Geralmente se toca com um arco de madeiram, mas tem gente que utilizam os dedos tambem.
Arco para tocar violino. |
Os primeiros violinos surgiram no Oriente Médio e foi levado para a europa, onde no final do século XVI que começou a serem produzidos em série. Evoluiu do rebec, viela e lira de braccio.
A esquerda, a viela, a direita a Lira de braccio.
Rebec |
O Arco é feito de madeira (os melhores em pau-brasil pernambucanos). Fios de crina de cavalo (ou de plástico tipo nylon) são ajustados às duas extremidades desta peça de madeira, longa e curva, com cerca de 75 cm de comprimento. A crina de cavalo dá uma maior qualidade ao som e o ajuste da sua tensão é feito por um parafuso colocado no talão, a parte segurada pela mão direita do violinista. A outra extremidade do arco denomina-se ponta. O arco do violino é como a respiração para os cantores ou instrumentistas de sopro. Os seus movimentos e sua articulação constituem a dicção dos sons e a articulação das células rítmicas e melódicas. Todas as nuances sonoras, colorido e dinâmica musical do violino estão intimamente ligadas à relação existente entre a condução do arco e a precisão dos movimentos sincronizados da mão esquerda junto com a mão direita.
Os violinos Stradivarius são provavelmente os mais valiosos do mundo, foram feitos por volta de 1720. Alguns chegam a valer 3,5 milhões de dolar.
Preço médio: A partir de R$150,00
Som:
Guitarra clássica (violão) - Contra-baixo
E então é isso galera, para mais informações, fiquem ligados no blog
Tchau.
Gustavo Tomin Zavadski
Nenhum comentário:
Postar um comentário