domingo, 22 de janeiro de 2012

Historia da guitarra elétrica

Fala galera, agora vou falar sobre a guitarra elétrica, talvez o principal instrumento do rock. Onde surgiu, em que estilo é utilizado, seus sons, seus tipos de braços e beneficios...




A guitarra elétrica.

A guitarra elétrica, ou apenas guitarra, como é mais conhecida no Brasil. Surgiu por volta de 1930. É um instrumento musical de coda cujo o som é sempre amplificado eletronicamente, pois no violão é o corpo dele que amplifica o som, mas a guitarra é fechada, por isso que é preciso de uma caixa amplificadora, mas sem ela, a guitarra produz som, porém, é tão baixo que geralmente só o guitarrista que ouve.




Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversas características de seu som, as guitarras elétricas são utilizadas principalmente no rock, pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais.



Existem dois tipos de guitarras: as guitarras maciças e as guitarras semi-acústicas.

Guitarras maciças.

Em geral, são feitas de madeira, mas algumas utilizam aluminio ou fibra de carbono. Não apresentam caixa acustica para propagar o som, por isso precisam de um amplificador. Podem ter o braço inteiriço, braço e corpo feitos na mesmas madeiras, ou braço colado, braço e corpo feitos com madeira iguais ou diferentes e são colados ( é dificil diferenciar se uma guitarra é inteiriço ou colada, principalmente iniciantes), ou parafusado, onde o braço e o corpo são parafusados.


          A esquerda, o braço colado, no centro, o braço parafusado, e na direita, o braço inteiriço.

Ja que não apresentam caixa acústica, a madeira é o principal responsavel pelo timbre. São bastante utilizadas no rock e heavy metal por causa dos efeitos mais pesados que podem ser utilizados.



 Guitarras semi-acústicas.

São guitarras que apresentam caixa para propagação acústica, mas ainda tem os captadores e as partes eletricas das guitarras maciças, devido a sua caixa acustica, ela pode influenciar na captação, sendo que se for captadores mais fracos, a caixa ajuda, mas com captadores mais fortes, a caixa não funciona muito bem. Seu som é mais intenso.

É geralmente utilizada mais em jazz e blues e é uma guitarra que quase sempre não utiliza nenhum efeito. Foi criada para solucionar os problemas de feedback e microfonia indesejados. A primeira guitarra semi-acústica foi criada pela Gibson em 1958.


Som:



Preço médio: A partir de R$250,00

Continua.... Guitarras parte 2 - Guitarras parte 3
Tchau

Gustavo Tomin Zavadski

Nenhum comentário:

Postar um comentário