A nossa voz é um instrumento musical, e nós sempre a usamos, desde dos nossos 2 ou 3 anos, começamos a usa-la, por isso, pode ser o instrumento musical mais fácil de tocar. Sempre quando falamos, pronunciamos palavras em alguma nota musical, e para cantar, você "só" precisa aprender que nota você está pronunciando.
O vocal
Um cantor principal ou solista, é aquele que canta a principal voz da música, enquanto o canto de apoio (ou, o coro, ou segunda voz ou até mesmo back/backing vocal) canta a voz de apoio (ou, a parte do canto coral) de uma música. Pode atuar sozinho ou com o apoio de um conjunto musical, geralmente é acompanhado de algum instrumento musical.
Os exercicios que um cantor faz chama-se vocalise. Por isso, as vezes você pode encontrar vocalise ao invés de vocal.
Classificação de tonalidade entre homens e mulheres.
HOMENS
|
MULHERES
|
BAIXO (Voz Grave)
|
CONTRALTO (Voz Grave)
|
BARÍTONO (Voz Média)
|
MEIO-SOPRANO ou MEZZO-SOPRANO (Voz Média)
|
TENOR (Voz Aguda)
|
SOPRANO (Voz Aguda)
|
O bom de cantar é que você não gasta nada com isso, e geralmente, em uma banda completa (guitarra/violão, baixo, bateria e vocal), o vocalista é quem que mais se destaca para a pláteia. E muito também acham que para uma banda fazer sucesso, o básico que tem que ter, é um bom vocalista, mas isso varia, eu mesmo curto algumas bandas por causa do vocal e outras que eu não gosto do vocal, eu curto por outros motivos.
O ato de cantar não é só saber as notas, tem também as técnicas, a respiração, postura... Saber as notas para cantar é fácil, o mais difícil é aprender as outras técnicas.
Como cantar no tom certo?
Para saber que nota você está cantando, é necessário algum instrumento musical de notas, é mais utilizado o teclado, mas você pode usar também o violão.
- Se você for utilizar o violão, certifique que ele está afinado certo.
- Agora vocês tem que ser bons de ouvido! Procurem uma nota qualquer, e tentam reproduzir ela.
- Se consiguirem reproduzir ela, aumenta mais uma nota. Toca 2 notas em seguida, e tenta reproduzir elas.
- E por ai vai... Sempre que você estiver dominando um exércicio, tenta fazer outro mais difícil.
Fiquem ligados no blog para mais informações.
Tchau
Gustavo Tomin Zavadski
Nenhum comentário:
Postar um comentário