Pra quem pensa que rock é coisa só de homem, ai que você se engana. Tem muita rockeira andando por ae, e que ganha de muitos homens quando o assunto é rock! Essa será uma nova serie do blog, onde apresentarei algumas rockeiras a cada post.
Obs: Essa não é Janis Joplin, é apenas uma rockeira que peguei na internet! |
Nesse post vou falar da Janis Joplin.
Janis Joplin
Janis Lyn Joplin (*19/01/1943 - †04/10/1970) nasceu em Port Arthur, Texas, nos Estados Unidos. Cantora de Bluesrock, hard rock, rock psicodélico, blues. Ela cresceu ouvindo músicos de blues, como Bessie Smith, Leadbelly e Big Mama Thornton e cantando no coro local.
Janis era viciada em drogas e alcool, o que levou a ter problemas de saúde e mais a frente, para a morte. Em 1963, Janis se mudou para San Francisco, onde começou a fazer mais sucesso e também, aumentou o problema com as drogas, inclusive chegou em uma fase onde prefiria fumar do que cantar. Volto para o Texas para se recuperar e em 1966 volto de novo para San Francisco, onde entrou para a banda Big Brother & The Holding. No ano seguinte, lançaram seu primeiro disco, mas não fez muito sucesso.
O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. Cheap Thrills de 1968 fez o nome de Janis, foi seu álbum de maior sucesso, continha a música Piece of my heart que atingiu o 1º lugar nas paradas da Billboard e se manteve na posição durante oito semanas não consecutivas.
Ao sair da banda Big Brother (final de 1968), Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou no festival de Woodstock e gravou o álbum I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969), premiado como disco de ouro mas sem o mesmo sucesso de Cheap Thrills. O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta Beatnik Michael McClure.
† Morreu dia 04/10/1970 por overdose de heroina e alcool. Morreu com 27 anos †
Em breve, mais post ^^
Fiquem ligados no blog para mais informações
Tchau
Gustavo Tomin Zavadski
Nenhum comentário:
Postar um comentário